Satisfeitas com o progresso
Gamificação é o processo de aplicação de mecânicas e elementos de jogo a situações não relacionadas a jogos para motivar e envolver os participantes. É usado em negócios, marketing, publicidade, educação, saúde, etc. Pode envolver o uso de emblemas, níveis, sistemas de pontos, missões e outros elementos que influenciam fortemente o interesse de uma pessoa. A gamificação transforma tarefas e processos chatos em aventuras interessantes onde os participantes podem ganhar as mesmas recompensas que aqueles que possuem contas em um site de login do National Casino bonus.
A gamificação funciona com base na compreensão de quais necessidades impulsionam a estimulação humana e como elas podem ser atendidas. Segundo muitos psicólogos e pesquisadores, a motivação humana se baseia nas seguintes necessidades que a tornam possível:
Necessidade de um senso de autoestima – Elementos do jogo, como recompensas e distintivos, ajudam o usuário a se sentir significativo e valorizado. Caso contrário, torna-se enfadonho e desinteressante.
Necessidade de Sucesso – Níveis e barras de progresso permitem que as pessoas se sintam satisfeitas com o progresso que fizeram nas tarefas.
A necessidade de desenvolver a criatividade – Motiva as pessoas a desbloquearem a sua criatividade, proporcionando um campo para experimentação e implementação de algo novo.
A necessidade de posse, a sensação de controle – Regras e escolhas ajudam a se sentir mais confiante e no controle da situação.
Necessidade de influência social e conexões sociais – Os usuários podem se sentir parte de uma comunidade, interagir com outros usuários, compartilhar experiências e receber feedback.
Recursos limitados e a necessidade de satisfazer a impaciência resultante – Utilizar vantagens e oportunidades para acelerar o progresso pode ajudar as pessoas a satisfazer a sua necessidade de obter resultados o mais rapidamente possível.
Necessidade de satisfazer a curiosidade – O uso de elementos de jogo interessantes e que induzem à curiosidade, como quebra-cabeças e enigmas, permite uma sensação de satisfação na resolução de problemas difíceis.
Prevenção de perdas – Notificações e lembretes ajudam você a evitar oportunidades perdidas e a manter seu progresso nas tarefas durante o jogo.
A gamificação ajuda a atender a essas necessidades, criando um ambiente de jogo envolvente e motivador. Pode proporcionar resultados e progresso desejados, permitir controlo, proporcionar interação social, criar uma sensação de segurança, proporcionar oportunidades de reconhecimento e respeito, proporcionar novidade e liberdade e ajudar a desenvolver competências e conhecimentos.
Para que serve a gamificação
A gamificação é uma das ferramentas simples e eficazes para aumentar as aspirações dos utilizadores, bem como para vencer em diversas áreas. Um dos cenários mais comuns de uso de gamificação são negócios e marketing. Vejamos alguns exemplos de como essa técnica é usada nessas áreas:
Melhorando o envolvimento do cliente. Atrair clientes para os produtos e serviços da empresa. Muitos restaurantes utilizam sistemas de fidelidade, onde os clientes podem ganhar pontos e bônus pelas compras. Aliás, isso ajuda a retê-los e a estimular suas compras.
Treinamento e desenvolvimento de pessoal. A maioria das grandes empresas usa jogos de treinamento para ajudar os novos funcionários a se acostumarem rapidamente e obterem os conhecimentos e habilidades necessários, além de aprenderem materiais de trabalho importantes.
Ações promocionais e concursos. Por exemplo, uma empresa pode criar um jogo no qual os participantes podem receber descontos ou prêmios por completarem determinadas tarefas ou atingirem determinados indicadores.
Aumentando as vendas. A gamificação também funciona no comércio, aumentando vendas e receitas. Por exemplo, as lojas podem usar qualquer sistema de fidelidade para motivar os visitantes a comprar mais produtos ou programas de bônus para motivar os clientes a comprar novamente da empresa.
Melhorando a interação com o consumidor. Uma empresa pode tentar interagir melhor com os consumidores ao longo do relacionamento. Por exemplo, pode criar um jogo ou aplicativo para facilitar a comunicação com os clientes, obter feedback e fornecer recomendações.
Em geral, a gamificação é uma forma eficaz de aumentar o envolvimento e a motivação do utilizador, e também funciona bem para tarefas simples. Nos negócios e no marketing, você precisa fornecer uma experiência envolvente e interessante aos participantes, o que pode levar a mais vendas e melhor contato com o cliente.
Critérios ao criar gamificação
Ao criar gamificação, considere 6 critérios básicos:
Participação desinibida. As pessoas deveriam ter a liberdade de escolha e o direito de jogar como quiserem. Regras regulamentadas. A gamificação deve ter regras claras e compreensíveis que regulem o processo de gamificação. As pessoas devem compreender quais ações levarão a quais resultados e como podem atingir os objetivos do jogo.