Realidade virtual na indústria dos jogos
A realidade virtual foi apresentada como a próxima grande plataforma para o mundo dos jogos em 2016, mas até agora não conseguiu arrancar. Há inúmeras razões para isso, com o preço e os gráficos básicos a afastar muitas pessoas. No entanto, os programadores continuam a apostar forte na nova tecnologia e há uma boa hipótese de esta se tornar uma tendência nos próximos anos.
A RV parece ser a progressão natural para a indústria dos jogos, onde os títulos têm vindo a tornar-se mais avançados nas últimas três décadas. Muitos jogadores acreditam que a indústria está a caminhar para esta eventualidade, mas poderá ser necessário um grande desenvolvimento para actuar como catalisador.
Apesar de a tecnologia de RV estar ainda na sua fase inicial, já existem algumas experiências realistas disponíveis. Os utilizadores podem imergir num combate de boxe, sentir-se como se estivessem a andar numa montanha-russa ou mesmo fazer um salto de paraquedas. Os videojogos ainda parecem bastante rudimentares na sua concepção e remetem para os primeiros tempos da indústria. No entanto, não há dúvida de que isto irá melhorar com o tempo.
O principal obstáculo para a RV tem sido o preço dos auscultadores. O recém-lançado Meta Quest 2 custa quase 500 dólares, enquanto o novo PSVR2 é vendido a 549,99 dólares. Este custo é um investimento enorme para muitos utilizadores finais e leva a que se questione porque é que agora seria uma boa altura para comprar. Mais pessoas estão claramente a pensar que vão esperar um pouco mais até que a RV se torne um artigo doméstico essencial.
Os jogos podem ser transformados pela RV
A RV pode ter um efeito incrível em quase todos os ramos da indústria de jogos, e já houve algumas indicações de como pode ser incrível. Por exemplo, Batman: Arkham VR deu aos jogadores a oportunidade de se sentirem como se estivessem a ocupar o fato de morcego e, com gráficos melhorados no futuro, este tipo de imersão será de cortar a respiração.
A indústria dos casinos em linha é outro domínio em que os jogadores poderão em breve desfrutar de níveis de envolvimento totais. Alguns dos jogos de casino online mais seguros da actualidade no 20Bet são ofertas de transmissão ao vivo que colocam os jogadores em contacto com croupiers reais. Estes incluem títulos como Lightning Blackjack e Football Studio. Com a introdução da RV, os jogadores poderão ter uma sensação ainda maior de que estão sentados nas mesas em frente aos croupiers. Alguns criadores já brincaram com este conceito, destacando como a integração da RV está na vanguarda das suas ideias.
Juntamente com os auscultadores de realidade virtual, a tecnologia háptica também pode vir a ser utilizada no futuro para melhorar a experiência. Nos últimos anos, têm-se registado algumas inovações espantosas, com algumas empresas a criarem fatos hápticos completos. No entanto, estes são ridiculamente caros neste momento, e demorará muito tempo até que se tornem itens acessíveis para os jogadores.
A questão de saber quando é que o impacto da RV na indústria dos jogos se torna significativo continua por ver. Parece que a RV se pode tornar popular quando surgir um jogo inovador que os jogadores considerem essencial. No entanto, ainda não se sabe quando é que isso vai acontecer.